Síntese do texto o macaco nu
E queremos chamar a atenção de todos para um caso polêmico: O homem como parte dessa evolução.
Os estudos mais recentes confirmam as teorias de Darwin. O homo sapiens nem sempre teve essa forma, ele evoluiu e teve sua origem em um ancestral que é comum aos macacos.
Embora não admitamos, somos tão primatas quanto os macacos, só que sem pelo.
O "Macaco Nu" nos faz repensar alguns conceitos que formamos até aqui.
O homem assumiu uma postura de dominador, ao passo que sua evolução atingiu um nível maior de desenvolvimento em relação aos outros animais. Nos intitulamos Homo Sapiens, nos colocamos em uma posição superior na natureza e fizemos as demais classificações. Mas não podemos de maneira alguma negar, embora não viemos a querer exergar, que nossos instintos são animais, eles não deixaram de fazer parte de nós.
Com a manifestação desses instintos alguns profissionais, como antropologos, psiquiatras e psicanalistas, despertaram a curiosidade de estudar o comportamento do Homem. Não que suas pesquisas não tenham tido valor, mas não foram completas. Os estudos foram feitos com uma parcela de culturas e grupos distintos que apresentavam um quadro de "anormalidade", mas com base em que podemos definir o conceito de normal ou anormal? Não podemos.
Cada ser é único e vai apresentar em sua totalidade aspectos que os diferencie dos outros. O ser ou não normal é algo bem individual, nem sempre o que é normal para mim é normal para você.
Precisamos tomar alguns cuidados ao analisar o comportamento, pois deve ser observado em pessoas "normais" ou "anormais", para que assim possa começar a gerar algumas considerações a respeito.
Concluímos então que ainda que somos mais desenvolvidos, falamos claramente e atingimos um modelo de civilização, temos que entender que seremos sempre animais e nem sempre tão