Estratégia do Negócio
Neste capítulo são apresentadas as manifestações de alguns dos principais autores acerca das estratégias relacionadas ao gerenciamento das organizações. O estudo das estratégias integra o presente trabalho e estabelece um referencial teórico básico para a consolidação dos objetivos propostos. Seu desenvolvimento visa a fornecer condições de entendimento e possibilidade de análise dos fatores relacionados ao desenvolvimento das ações organizacionais, dentro de seu ambiente competitivo, com direcionamento à indústria brasileira de carnes. Dentro deste contexto, foram selecionados e discutidos tópicos considerados importantes para os resultados desta pesquisa.
O capítulo é composto pelos seguintes tópicos: Estratégia; Tipos de Estratégias; Análise Estrutural de Indústria
– O Modelo de Porter; e Cadeia de Valores.
A discussão inicial sobre estratégia busca, principalmente, a definição deste termo, suas aplicações e finalidades. A apresentação dos tipos de estratégias visa a, além da descrição e análise de sua composição, definir o posicionamento de autores, como Porter, Mintzberg e Ansoff. Essa composição tem como objetivo permitir maior possibilidade ao leitor de relacionamento e comparação sobre cada um dos autores abordados.
Nota‐se que o estudo dos tipos de estratégias assume vital importância na proposta, uma vez que busca a identificação das estratégias adotadas pelas empresas vinculadas à indústria de carnes no Brasil, no período definido. Qualquer descrição e comentário imprescinde de um conhecimento prévio das principais fundamentações teóricas que sustentam suas práticas.
Dentro deste mesmo espírito, foi desenvolvido o estudo da estrutura de indústria, tomando‐se como referência o modelo genérico de Porter. O entendimento da forma e condições para o