Estratégia de negócios
A estratégia de negócios tem diversas características específicas. O processo de criação da estratégia não é para soluções imediatas e sim para estabelecer as diretrizes para o crescimento e desenvolvimento utilizando plano de negócios.
Na formulação da estratégia não há como enumerar todas as possibilidades dos projetos que serão identificados, a estratégia é um meio para alcançar os fins que no caso são os objetivos que a empresa quer alcançar. Os objetivos estão em um nível decisão mais alto, assim uma estratégia pode perder sua validade quando os objetivos da empresa são alterados, deve-se formular uma nova estratégia.
Existem tipos de estratégias sendo as competitivas genéricas e as de crescimento.
• Estratégia competitiva de custos, onde a empresa concentra seus esforços em uma produção eficiente minimizando gastos como propaganda, assistência técnica e distribuição tentando com isso reduzir o preço repassado para o consumidor.
• Estratégia competitiva de diferenciação - a empresa investe na sua imagem tecnológica criando diferencial para o seu produto.
• Estratégia competitiva de foco - a empresa foca em um nicho de mercado e um público específico.
Na estratégia de crescimento a empresa visa aumentar o valor da empresa. O crescimento interno dá-se por meio do aumento das vendas e da capacidade de crescimento da produção, não se restringe somente no crescimento do mesmo mercado, mas também na criação de novos negócios através da integração vertical há aquisição de outras empresas com maior número de consumidores para obter o domínio da linha no mercado e aumentar os lucros, já na integração horizontal há aquisição de empresas do mesmo ramo para obter maior participação potencial no mercado.
A diversificação acontece na aquisição de empresas em outras linhas de produção para obter maior eficiência no mercado com o uso dos recursos patrimoniais compartilhado. As empresas podem ter outros meios de crescimento como a fusão quando se a outra