Estratégia de negócios
ÍNDICE
Visão Estratégica 2008-2010
Áreas de Negócio
Banca de Retalho
Crédito Especializado
038
038
038
053
Gestão de Activos
Actividade Seguradora
Actividade do Grupo no Exterior
Banca de Investimento
055
059
066
075
VISÃO ESTRATÉGICA 2008-2010
O Grupo CGD deve procurar consolidar-se como um Grupo estruturante do sistema financeiro português, distinto pela relevância e responsabilidade fortes na sua contribuição para:
orientada ao desempenho e de melhorar a produtividade dos recursos humanos, sempre no quadro da harmonia laboral.
Um quinto eixo centra-se no desenvolvimento cultural e social e na promoção da sustentabilidade que o Grupo CGD aspira a reforçar, bem como na vontade de se estabelecer como uma referência nacional em Bom Governo e conduta ética.
O desenvolvimento económico;
O reforço da competitividade, capacidade de inovação e internacionalização das empresas portuguesas;
Finalmente, um sexto eixo prende-se com a necessidade de proceder a uma reestruturação do modelo corporativo, de forma a atingir uma estrutura de capital mais eficiente e, simultaneamente, libertar recursos importantes para o desenvolvimento do negócio em áreas estratégicas.
Estratégia e Modelo de Negócio
A estabilidade e solidez do sistema financeiro nacional.
Relatório do Conselho de Administração 2007
38
Enquanto líder do mercado, o Grupo CGD deve procurar uma evolução equilibrada entre rentabilidade, crescimento e solidez financeira, sempre no quadro de uma gestão prudente dos riscos.
Tendo em conta o posicionamento do Grupo CGD no mercado e as alterações esperadas para a envolvente externa nos próximos 3 anos, foram eleitos seis eixos estratégicos de desenvolvimento da actividade.
Um primeiro eixo centra-se na necessidade de sustentar o crescimento rentável do negócio, factor-chave para manter a posição de referência que a CGD tem no mercado financeiro nacional. Este crescimento