Estratégia de RH
Alice de Pádua Corsi
Danielle Fernanda de Carvalho
Guilherme Lorente Rodrigues
Rafael Sandy de Camargo
Vanessa Garcia Buci
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de ESTRATÉGIA DE RH, do curso de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA Turma A, da Faculdade Metrocamp, ministrado pela professora KÁTA BASTOS.
Campinas-SP - 2013
1. APRESENTANDO A EMPRESA
A empresa que desenvolvemos nosso trabalho foi a Galvani Indústria Comércio e Serviços, indústria química fabricante de fertilizantes e acido sulfúrico.
A Galvani é um grupo familiar brasileiro, que teve sua origem na década de 30 com uma indústria de bebidas e uma empresa de transportes, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Nas décadas de 1960/1970, especializou-se no transporte e no manuseio de fertilizantes e impulsionou seu crescimento com a implantação, a partir de 1978, do entreposto de Paulínia (SP), dotado de um desvio ferroviário e armazéns para granéis sólidos. Esse empreendimento viabilizou o transporte, via FEPASA (Ferrovia Paulista S.A.), do fosfato nacional produzido na região do Triângulo Mineiro e Catalão (GO) para as indústrias produtoras da Baixada Santista e também do chamado ABC Paulista.
A partir de 1983, a Galvani iniciou em Paulínia a implantação de um dos maiores complexos industriais de produção de fertilizantes do Brasil, envolvendo a fabricação de ácido sulfúrico, superfosfatos, granulação, mistura e ensaque de fertilizantes.
Em 1992, a empresa instalou-se em Luís Eduardo Magalhães (então Mimoso d´Oeste, distrito de Barreiras), no oeste da Bahia, inicialmente com uma fábrica de fertilizantes líquidos. Em seguida, vieram a primeira fábrica de superfosfato da Bahia, uma planta de granulação e a segunda unidade de sulfúrico do Estado, sendo, até hoje, a única indústria de fertilizantes da região.
Atualmente, a Galvani é o único grupo de capital nacional totalmente verticalizada na produção de fertilizantes