Estratégia de operações
Estratégia corporativa - Estratégia competitiva de cada segmento- critérios competitivos priorizados - Posicionamento - analise do foco- Plano de ação.
Em suma, a estratégia de Operações deve promover sustentação à estratégia Competitiva da empresa e não deve se limitar à abordagem de aspectos isolados da gestão de operações, como o planejamento da produção, por exemplo.
As implicações, são as vantagens competitvias que os concorrentes vão ter em relação aos serviços prestados com base no segmento de mercado, por exemplo, a Marcopolo, a maior fabricante de carrocerias de ônibus do mundo, tem como vantagem competitiva a diferenciação, entendida, como a capacidade da empresa atender às solicitações específicas dos clientes na fabricação de carrocerias. As preocupações com a inovação e com o desenvolvimento tecnológico tornaram a empresa líder de mercado, demonstrando que a adoção de tal entendimento é um ponto fundamental para seu desempenho de atual.
4) Foco operacional, é o empenho e a maneira na qual vai ser realizado as atividades/demandas para atingir os objetivos traçados na estratégia operacional. Identificados os processos-chave, pode-se definir quais as áreas de decisão são relevantes para o atendimento dos objetivos operacionais estratégicos e, mais especificamente, quais decisões