Estratégia de negociação
Link: http://www.youtube.com/watch?v=DpzxNeFShK0
Este vídeo apresenta situações de negociação, com ênfase na negociação do tipo ganha-ganha.
O jogo competitivo costuma ser o mais reconhecido quando falamos em negociação. Esta estratégia costuma ser associada às transações comerciais realizadas entre organizações empresariais e em negociações de carros, imóveis ou qualquer outra que envolva valores significativos em dinheiro.
A consequência da correta utilização dessa estratégia será um resultado do tipo ganha-perde, no qual espera-se que se obtenha vantagem significativa, mesmo que isso represente perda para a outra parte. Além disso, o caráter imediatista deste estilo de jogo faz com que os competidores busquem maximizar seus resultados em detrimento a manutenção do relacionamento. Dessa forma, só se deve optar pelo jogo competitivo quando o relacionamento com o outro jogador não for um fator relevante.
Assinale a alternativa correta e justifique a sua escolha (máximo de 10 linhas):
(A) A negociação for única, não envolvendo negociações futuras.
(B) Você não faz questão de manter futuros relacionamentos.
(C) Você se vê obrigado a adotar a estratégia competitiva, uma vez que esta é a estratégia adotada pelo outro jogador.
(D) A falta de confiança na outra parte é característica comum em jogos competitivos. Isso quer dizer que as diferenças e o conflito são acentuados, ao contrário do que ocorre nas negociações do tipo colaborativa, que buscam justamente reduzir as diferenças entre os jogadores.
(E) Todas as alternativas estão corretas
A alternativa correta é a letra E ( Todas as alternativas estão corretas), pois no jogo competitivo não se faz questão de manter futuros relacionamentos, e se houver a necessidade de tal o relacionamento não tem que ser sólido, somos obrigados a adotar esse tipo de negociação quando a outra parte já está jogando este jogo e a falta de confiança da outra parte faz com que nos tornemos ainda mais