Vaca Transgênica
Controle genético e a criação das super-vacas: qual a sua opinião sobre?
Uma raça de gado chamada de "Azul Belga" leva intencionalmente um gene defeituoso que resulta em crescimento muscular muito acima do normal. Um programa sobre as "super vacas" foi apresentado em 2008 pelo canal da National Geographic e mostra como a ciência pode ser usada para controlar a natureza, muitas vezes em nome dos ganhos da produção industrial - acima da ética e da saúde dos seres vivos.
As "super vacas" são produto da reprodução seletiva, que gerencia características desejáveis e repassa os genes por meio de inseminação artificial. Neste caso, o "desejável" é dar continuidade a um gene "doente", que desrregula o crescimento dos músculos do gado. Em resumo: é o estímulo a um defeito genético. O resultado é que um único animal pode produzir o dobro de carne que o normal.
Matéria completa: Super Interessante http://agroba.se/1e3SnzB Vídeo http://agroba.se/1cv10kZ Foto: Wikimedia Commons
RESUMO
Identificou-se e determinou-se a freqüência do gene miostatina (GDF-8) normal e mutante em rebanhos
Marchigiana, em 377 bovinos da raça Marchigiana, criados nos estados de São Paulo e Paraná.
Identificaram-se 37,9% de animais normais, 55,2% de portadores e 6,9% homozigotos afetados para musculatura dupla. Estes resultados indicam que os criadores têm interesse na característica musculatura dupla, promovendo, ainda que aleatoriamente, selecão a favor da mutação.
Palavras-chave: bovino, Marchigiana, DNA, miostatina, musculatura dupla, PCR
ABSTRACT
The frequency of the normal myostatin gene (GDF-8) and the mutant allele in Marchigiana herds was detected. Three hundred and seventy-seven animals of Marchigiana breed raised in São Paulo and
Paraná States, Brazil, were tested. The results showed that 37.9% were homozygous normal animals,
55.2% heterozygous and 6.9% homozygous double muscling. The results suggest the interest of the breeders in