ESTRATEGIA E NEGOCIACAO
LawtonNanniBenatti
São Paulo, 2013
Resumo
Este artigo pretende analisar a contextualização da inclusão da prática de responsabilidade social dentro do planejamento estratégico das organizações. As ações previstas na estratégia são uma prioridade das empresas, independente das variações do mercado, e recebem apoio e recursos tanto para sua aplicação quanto para o controle e avaliação. Como um instrumento que agrega valor, a prática de responsabilidade social deve também ser incluída na estratégia da organização, de forma a garantir sua aplicação e apoio de todos os participantes da empresa, desenvolvendo assim uma cultura de responsabilidade social, evitando com isso que as incertezas do mercado forcem tais ações para um segundo plano.
Palavras-Chave
Responsabilidade Social; Estratégia das Organizações; Cultura de Responsabilidade Social
Abstract
Thisarticleanalysestheimportanceofincludying social responsibilitypractices in StrategicPlanning. Thepreviouslyactions in anyStrategicPlanning are always a priority, despiteofmarketvariations, and are supported in their application , controlandevaluation. As anaddedvalueinstrument, the social responsibilitypracticesshouldbeincluded in StrategicPlanning, in a way to garanteetheir application andsupport for allorganizationcontributors, developing a Cultureof Social Responsibility, avoidingthemarketuncertaintiesmay force theseactions to a secondplan.
KeyWords
Social Responsibility; Business Strategy; Cultureof Social Responsibility
Introdução
As organizações possuem objetivos que devem ser alcançados através da elaboração de suas estratégias, execução e controle. A estratégia da empresa consequentemente está relacionada a missão da empresa, ao que ela se propõe a fazer de melhor, dentro de suas especialidades.