Estrategias De Negocia O
Tipos de consultoria
16122014
A efetiva entrega dos produtos referentes a uma consultoria é que vai definir o tipo de consultoria dada. É nesse momento que as relações empresa contratante/consultor contratado se definirão, uma vez que as expectativas das partes envolvidas serão explicitadas e, eventualmente, negociadas. Contudo, embora a identificação da necessidade de consultoria seja algo relativamente fácil de ser diagnosticado (as necessidades de aconselhamento ou aperfeiçoamento muitas vezes se tornam óbvias numa organização), a identificação no mercado do consultor nem sempre é uma tarefa tão simples.
A escolha do consultor certo para a atuação eficaz numa determinada situação funcional passa, como se sabe, pela análise de seu portfólio de conhecimento, domínio das técnicas que utiliza em seu trabalho como consultor e de sua atuação em situações similares, como transferente de técnicas e tecnologias que possam auxiliar de forma efetiva a organização contratante. Mesmo a atuação que não tenha sido bem sucedida é passível de análise criteriosa, para que se possa avaliar o conhecimento obtido do insucesso colhido.
Em complemento, a empresa que julgou necessária a utilização da consultoria para seu desenvolvimento poderá ter a opção de escolher um consultor interno, ou seja, encarregar um de seus próprios funcionários com a tarefa de propor (e possivelmente implementar) uma solução que a atenda.
Com isso, pode-se afirmar que existem basicamente dois tipos de consultoria: a externa, aquela onde o consultor ou empresa de consultoria vem de fora da organização contratante, e a interna, onde o consultor que atuará na proposição de solução de problemas diagnosticados faz parte do quadro de funcionários da empresa onde a situação-problema ocorre.
O consultor interno – como a própria expressão indica, esse é o consultor que será identificado para atuar na organização mas que faz parte do quadro de