Estrategia
DENISE DOS SANTOS GOMES
LUIZA LUCIA DE MELO
MONIQUE LUIZA DA SILVA
VALDENICE DE MELO FERNANDES
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS (PORTER) – Diferenciação, Custo e Foco
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS (PORTER) – Diferenciação, Custo e Foco
As estratégias competitivas genéricas
De acordo com Porter: “Estratégia competitiva é sinônimo de tomar atitudes ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensível de um setor, a fim de lidar com as cinco forças competitivas e assim obter um retorno superior sobre o investimento. “Porter afirma que as organizações que utilizam umas dessas estratégias de forma bem sucedida e coerente, garantem vantagem competitiva e um desempenho superior das outras empresas.
Essas estratégias genéricas são:
Estratégica genérica: Liderança geral de custos
A liderança geral de custos corresponde a uma estratégia genérica descrita por
Porter. Nessa estratégia, a empresa apresenta um âmbito de atuação amplo e procura atingir diversos segmentos de mercado, sendo a próxima amplitude da empresa um importante fator de vantagem ao nível dos custos.
Em algumas empresas, os gerentes dedicam grande atenção ao controle de custos. Neste tipo de estratégia, o objetivo da empresa é tornar-se produtor com mais baixos custos no seu setor de atividade. O principal tema da estratégia nas empresas é o baixo custo em relação aos seus concorrentes.
Porter esclarece que: “A posição de custos proporciona á empresa uma defesa contra a rivalidade dos concorrentes, pois seus custos mais baixos significam que a empresa ainda pode gerar retornos após seus concorrentes terem investido seus lucros para combater a rivalidade. Uma posição de baixo custo defende a empresa contra compradores poderosos, pois os compradores poderosos podem exercer seu poder apenas para reduzir os preços até o nível do próximo concorrente mais eficiente.
Para isto, os gerentes precisam estar atentos á necessidade de insvestir em