Plano de Gerenciamento de Residuos Sólidos de Manaus
Manaus está localizada à beira dos Rios Negros e Amazonas Sua localização geográfica está exatamente em Latitude 20:30:30 N / 76:30:30 W .
Com uma população de 1.644.690 habitantes possui uma posição privilegiada promovendo acesso à água e a centros naturais encontrados dentro da própria cidade.
2-Introdução
O presente trabalho tem como finalidade apresentar situações referentes ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos na cidade de Manaus, vamos descrever os processos desde a coleta até a destinação final dos resíduos, os aterros sanitários, lixões, os principais problemas e as supostas soluções a ser realizadas.
Já é de conhecimento de todos a dificuldade que o país enfrenta quando se trata de Resíduos Sólidos, por ser um país ainda em desenvolvimento, não possui recursos financeiros para a realização de projetos onde ajude na diminuição da massa de resíduos do país.
Manaus assim sendo um estado brasileiro, sofre as consequências do consumismo, a quantidade de lixo aumenta cada vez mais piorando a situação dos aterros e da própria paisagem da cidade.
3-Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar as formas de disposição dos resíduos da cidade de Manaus- AM, desde a coleta até a disposição final, abordando tópicos sobre o transporte, tipos de aterros, controles e os problemas decorrentes da má destinação.
4-Justificativa
Manaus é a única cidade do Amazonas que possui Aterro Sanitário e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas explica que o aterro existente não se enquadra nas classificações técnicas.
Grande parte dos resíduos é descartado de forma incorreta, nas ruas, cursos d´águas, lotes vagos, entre outros locais, atraindo vetores que ameaçam a saúde da população amazonense.
Situação Social: Por meio de uma ação conjunta entre as secretarias da Prefeitura, foram retirados cerca de 300 catadores, em meados de 2005, na área do Aterro.
5-Desenvolvimento
Desde 1986 o local de destinação final dos resíduos