A importância do desenho infantil no processo de alfabetização
RESUMO: O presente estudo tem o objetivo de mostrar como o desenho é um recurso que contribui no processo de alfabetização. A partir de um levantamento bibliográfico e de campo observa-se que o desenho passa a ser uma necessidade que a criança sente em realizar, e através dele ela vai se inserindo no processo de alfabetização interagindo com a escrita, que passa a ser uma representação gráfica carregada de sentidos. O desenho é importante porque agrega vários setores positivos como estimular a criatividade e a capacidade de expressão além de ser uma forma das crianças construírem seus conhecimentos por meio de atividades que envolvem o pensamento e a cognição.
Palavras chave: Desenho. Educação Infantil. Alfabetização
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O ato de desenhar envolve a atividade criadora; é através de atividades criadoras que a criança desenvolve sua própria liberdade e iniciativa, e, expressando-se como indivíduo reconhecerá esse mesmo direito nos outros o que lhe permitirá apreciar e reconhecer as diferenças individuais.(LOWENFELD, 1970 p.16)
O presente artigo surgiu a partir da falta de conhecimento aprofundado e valorização dos professores, que trabalham na educação infantil, em relação ao desenho da criança. Além do desejo das autoras de saber se o desenho realmente influencia no processo de alfabetização infantil e de que forma isso ocorre, quais benefícios ele proporciona e se há pontos negativos. Buscou-se reunir e revisar a bibliografia sobre estudos de alguns teóricos, dentre eles: Luquet, Piaget, e Lowenfeld, traçando um breve panorama sobre o assunto.
São objetivos desse trabalho: mostrar como desenho é um recurso que contribui no desenvolvimento infantil, analisar os estágios de evolução do desenho infantil; revisar bibliografia sobre o tema e compreender como o desenho infantil influencia no processo de alfabetização.
Geralmente desde muito cedo as crianças gostam de