Relatorio de estados da materia Quimica IE
Sólido: Possui volume constante e forma constante, suas moléculas estão fortemente agregadas. Por exemplo, uma barra de ouro. Pode ser colocada em qualquer tipo de recipiente que ela não tomará a forma do recipiente, e o seu volume não vai aumentar ou diminuir.
Líquido: Possui volume constante porém sua forma varia de acordo com o reagente e suas moléculas estão menos agregadas que nos sólidos. Por exemplo, a água. Se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra.
Gasoso: São muito pouco agregadas e com isso possuem forma e o volume do recipiente que os contém. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo.
Calor Específico:
O calor específico é uma grandeza intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. A unidade no SI é J/(kg.K) (joule por quilograma e por kelvin). Uma unidade usual bastante utilizada para calores específicos é cal/(g.ºC) (caloria por grama e por grau celsius).
Calor Latente:
Calor latente é a grandeza física que está relacionada à quantidade de calor que um corpo precisa receber ou ceder para mudar de estado físico. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo, quer dizer que o corpo está recebendo calor; se negativo, ele está cedendo calor.
Tipos de mudanças de estado:
Fusão: A fusão nada mais é do que a transformação física endotérmica de uma substância que, após receber calor, as forças atrativas intermoleculares do estado sólido diminuem até se equiparar às forças repulsivas, ou seja, o nível de agitação das moléculas cresce possibilitando que o poço de potencial receba energia até o ponto de se obter um raio médio que permita o escoamento de partículas, a partir daí, caso se