ESTRATEGIA
Ilustrações Veloso, Bruno
estratégia
Você está resolvendo
o problema estratégico certo? por Ja c k s o n N ickerson, Kurt Di rks e M arkus Bae r
Pensar novas estratégias de negócios, produzir inovações para aumentar os lucros e desenvolver configurações originais de cadeias de suprimento para obter vantagens de custo – esses são alguns dos desafios estratégicos com os quais os líderes precisam lidar para criar e capturar valor. Para enfrentá-los, costumam formar equipes diversificadas com seus executivos mais competentes.
É com o conhecimento coletivo desse time que o líder responde aos desafios e às oportunidades estratégicas. Mesmo com todo esse potencial, ainda acontece, com certa frequência, que a equipe gaste muito tempo e energia tentando implementar uma solução, mas acabe resolvendo o problema errado.
Isso é muito comum. Pesquisas realizadas em grandes empresas norte-americanas revelaram que
75% das equipes de alto potencial resolveram o
problema errado e, mais tarde, foram obrigadas a reiniciar o processo. Esse retorno ao problema não apenas gera custos e provoca demora na solução, como também contribui para tornar comum o método de “apagar incêndios” em resposta aos desafios estratégicos.
Frequentemente, um fator responsável pela alta taxa de retorno ao problema é o fato de a questão estratégica ser complexa e difícil demais para que a equipe diversificada consiga encontrar uma solução eficaz. Nossas pesquisas sugerem uma conclusão diferente. Acreditamos que resolver o problema errado é consequência do fato de não se dar a devida atenção à formulação do problema.
Os membros da equipe tendem a focar elementos que os afetam diretamente, se enrolam na política de qual solução apoiar e, assim, gastam pouco ou nenhum tempo formulando o problema (Quadro 1).
DOM 15
QUADRO 1 | Sinais de alerta da corrida às soluções
Diversos sinais de alerta mostram quando uma equipe pode estar trilhando um