estrategia
O É QUE ESTRATEGIA?
Eficácia operacional não e estratégia
As empresas devem ser flexíveis para responder aos concorrentes e as mudanças de mercado com maior rapidez. Precisam sempre de benchmarking para melhorar sua pratica.
O posicionamento-outora o coração da estratégia é rejeitado por ser demasiadamente estático.
Mas essas crenças são perigosas meias-verdades e estão levando cada vez mais as empresas para o caminho da competição mutuamente destrutiva.
A raiz do problema é deixar de distinguir eficiência operacional e estratégia.Os questionamentos a respeito de produtividade,qualidade e velocidade têm gerado um numero significativo de ferramentas e técnicas de gerenciamento.
Embora as melhorias operacionais tenham sido freqüentemente expressivas,muitas empresas têm se frustrado devido à sua incapacidade de traduzir esses ganhos em lucratividade sustentável.As ferramentas de gerenciamento têm tomado o lugar da estratégia.
EFICACIA OPERACIONAL: NECESSARIA, MAS NAO SUFICIENTE
Transmitir um valor poderoso permite a uma empresa cobrar um alto preço unitário médio;uma eficiência poderosa resulta num baixo custo unitário médio.
O custo é gerado pelas atividades realizadas e sua vantagem provém das ações específicas que a empresa realiza de maneira mais eficiente que os concorrentes.A diferenciação surge da escolha das atividades e da forma como elas são realizadas.Elas são as unidades básicas da vantagem competitiva.
Eficácia operacional significa realizar atividades similares melhor do que os concorrentes.Posicionamento estratégico significa realizar atividades diferentes das dos concorrentes ou realizar atividades similares de modo diferente.
As diferenças de eficiência operacional foram o centro do desafio japonês às empresas ocidentais na década de 90.Os japoneses puderam oferecer custo baixo a alta qualidade ao mesmo tempo.
O limite de produtividade está constantemente se estendendo com o desenvolvimento de novas tecnologias.
Programas