ciencias contabéis
Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas a aproximadamente 2.000 anos a.c.
2. Qual o grande fator que possibilitou à contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento?
O grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações, foi gerando o aperfeiçoamento de avaliação da situação patrimonial à medida que suas atividades foram-se desenvolvendo em dimensões e em complexidade, como também, o acompanhamento da evolução do patrimônio líquido das entidades.
3. Apresente algumas das razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a contabilidade, na renascença, foram algumas das cidades italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza etc.
As cidades Italianas e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, com o desenvolvimento de suas atividades tiveram de aperfeiçoar sua forma de avaliação da situação patrimonial, possibilitando um maior campo de estudo e desenvolvimento da teoria contábil. Representavam o que de mais avançado poderia existia na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes.
4. Quais os motivos da queda recente da escola europeia e qual foi sua grande contribuição à contabilidade?
5. Cite os quatro fatores fundamentais sobre os quais se baseia a estrutura da escola norte- americana de contabilidade?
6. Quais os pontos fortes e fracos da situação da contabilidade no Brasil, atualmente?
7. Explique quais os motivos que possam ter levado o governo a adiantar-se em relação aos contadores quanto à edição de normas e princípios contábeis.
8. Cite alguns dos autores norte-americanos que mais têm contribuído para a evolução recente da contabilidade.
9. Cite os méritos principais da obra de Fábio besta, dentro da