TRABALHO DE PORTUGUÊS
É possível dizer que não se vive no passado, se vive no presente e do futuro. Porém para que se compreender as transformações pelas quais a cultura de um povo tem passado no decorrer dos tempos, se faz necessário conhecer como era antes no inicio de sua construção. Há de se estabelecer parâmetros para se poder definir em que aspectos a cultura foi transformada e que grau.
Acredita-se que não se deve pregar o isolamento cultural, se fechando em guetos. O individuo deve estar aberto e receptível ao novo, Deve-se conhecer e experimentar as outras culturas como forma de valorizar a diversidade cultural dos povos e como enriquecimento cultural.
Supõe-se que, para conhecer e assimilar a história da construção da cultura de outros povos, deve-se primeiro conhecer a história da própria cultura, saber como se deu essas construção e como foi o processo de evolução e desenvolvimento da mesma. Só assim pode-se conhecer e entender outras culturas. Conhecendo a própria cultura, o individuo compreendera a importância de mantê-la viva na memória, protege-la e valorizar a cultura como forma de preservar o que somos nossas características, nossa identidade. Segundo Barros ( 2008) proteger não significa defender o isolamento ou o fechamento ao dialogo com outras culturas, mas sim encontrar meios