Estrategia e desempenho
A estratégia consiste em uma conjunto de mudanças competitivas para atingir o melhor desempenho da empresa. A estretágia é o planejamento para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho.
A estratégia pode ser definida como um conjunto de objetivos finalidades, metas,diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser.
Segundo George T. Milkovich, uma estratégia organizacional, integra decisões e as dirige para uma meta específica, as questões estratégicas ocorrem em diferentes níveis organizacionais. (2000,p.69).
Portanto, pelo termo estratégia em geral, entende-se decisões que:
Tem efeito abrangente e por isso são significativas na parte da organização à qual a estratégia se refere;
Definem a posição da organização relativamente ao seu ambiente;
Aproximam a organização de seus objetivos a longo prazo.
Desempenho
Por desempenho organizacional entende-se os resultados que uma organização alcança em decorrência de seus esforços. Os resultados são multíplos, pois, são vários os grupos interessados na atuação de uma organização: os proprietários, os empregados, os clientes, a cominidade, o governo, os fornecedores. Os interesses de cada um não são necessariamente coincidentes. Os proprietários querem retorno sobre o investimento; os empregados buscam remuneração pelo seu esforço que lhes garanta um padrão de vida razoável, além de sentido no seu trabalho; os clientes desejam bons produtos e serviços a um preço justo, e assim por diante.
Sendo assim, um, bom desempenho organizacional deve contemplar todas as demandas de maneira balanceada.Uma organização que privilegiasse apenas um dos aspectos em detrimentos dos demais cedo ou tarde se veria com problemas no seu desempenho tomado de forma abrangente.
Além disso, segundo Scottas organizações