Estratégia e desempenho
1. Estratégias e Cadeia de Valor
O posicionamento de uma empresa de determinado setor industrial ante o mercado, depende de uma criteriosa análise do ambiente onde a empresa está inserida, bem como dos objetivos a serem alcançados. Para tanto, uma das alternativas é o desenvolvimento de estratégias genéricas, as quais auxiliam a empresa a manter sua posição ao longo de determinado período. Segundo Porter (1980), o desenvolvimento de estratégias genéricas baseia-se em três diferentes abordagens: liderança em custo total, diferenciação e enfoque. O autor salienta que, apesar das diferenças, o emprego de uma abordagem não necessariamente é excludente às outras, porém isto é raramente utilizado, dada a uma série de restrições.
A utilização de uma abordagem baseada na liderança no custo total, objetiva adotar um processo produtivo com instalações em escala eficiente, onde se atinge uma redução de custos, assim como o controle rígido do custo e de despesas gerais, buscando gerir recursos da maneira mais eficiente possível. Em suma, a obtenção de custos inferiores aos concorrentes torna-se o tema central de toda a estratégia a ser adotada, sem, no entanto, descuidar-se da atenção com a qualidade, assistência técnica e outras áreas afins.
Seguindo esta abordagem, a empresa tende a eliminar os concorrentes advindos de diferentes forças competitivas. A empresa líder em custos tem vantagem ante seus concorrentes, pois obtêm retornos quando estes já consumiram seus lucros na competição. Por outro lado, a empresa depende de compradores poderosos, pois o comprador somente poderá pressionar para atingir o preço do competidor mais eficiente. Esta posição permite uma maior flexibilização ante os fornecedores e o aumento no custo dos insumos. A ameaça de entrada de novos concorrentes é inibida com ganhos de escala e vantagens de custo. Finalmente, esta posição permite que a empresa tenha uma colocação