estrategia literarias
Curso: Arquitetura e Urbanismo
1º Semetre
Gustavo Henrique romagnoli
RA: c1752f8
Introdução:
Uma estratégia de leitura é um amplo esquema para obter, avaliar e utilizar informação. Existem estratégias de seleção, de antecipação, de inferência e de verificação estratégias de seleção.
Texto 1
Titulo do texto: A revolta do cérebro
Autor: Fábio Coala
Tipo de texto: Tirinha
Estratégias de leitura:
Estratégia de inferência: permite captar informações implícitas, no caso dessa tirinha podemos adivinhar que pelas imagens que o cérebro se cansou “saindo” da cabeça não contente , em ver tv preferindo a leitura dos livros
Estratégia de verificação: permite por sua estrutura, condicionar o leitor a ter uma compreensão textual, no momento em que utiliza a estratégia no processo de leitura, no caso da tirinha usando vários tipos de estratégia ao mesmo tempo para a compeensão do texto.
Estratégia de antecipação: antecipação do que ainda esta por vir. Nessa tirinha podemos perceber que quando o cérebro “fala” chega, antecipamos uma ação de desconforto e irritação, em ver tv preferindo a leitura de livros
Resumo:
Ao ver tv homem, se diverte sentado, mais seu cérebro cansado de assistir televisão se sentindo inútil pois acha que a tv, emburrece as pessoas e não traz nada conteúdo útil, preferindo o livro, uma critica as pessoas que assistem muita tv,e deixam de lado a leitura.
Texto 2
Sua vidinha era fácil não! Enquanto outras da sua idade faziam tarefas escolares, passeavam no shopping, desfilavam mochilas da Barbie, brincavam no parque e dormiam cedo, ela brincava na rua, altas horas, com seu uniforme diário: microssainha, meia-calça furada, saltos altos carcomidos... E a bolsinha vermelha.
Fora engolida pela boca escancarada do sistema.
Titulo do texto: Infância perdida
Autor: Quartzo Rosa
Tipo de texto: Miniconto
Estratégias de leitura:
Estratégia de