Redação Sobre Teodoro Braga
Theodoro José da Silva Braga nasceu em Belém no ano de 1872, era advogado, pintor educador, historiador, geógrafo e escritor, se formou Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de recife, na mesma cidade teve aulas de artes, com o paisagista Jerônimo José Telles Júnior considerado o mestre do paisagismo pernambucano. Tomou gosto pela arte e já morando no Rio de Janeiro foi estudar pintura na escola nacional de belas artes (ENBA). Em 1988 recebeu o prêmio de viagem a Europa e foi estudar em Paris.
De volta ao Brasil se tornou um personagem de grande importância no panorama artístico do Pará, como pintor fez grandes obras como “fundação da cidade de nossa senhora de Belém do Pará” e como literário escreveu vários livros e artigos como “pela nacionalização da arte decorativa” e “arte cerâmica dos íncolas da ilha do Marajó”. Theodoro Braga foi o maior divulgador da cultura Marajoara de sua época, foi um grande difusor da arte paraense e brasileira, como um literário se empenhou em atividades com o ensino e a critica da arte. Em 1921 mudou-se para São Paulo onde atuou como professor no Instituto de Engenharia Mackenzie e na Escola de Belas Artes.
Theodoro Braga foi um grande estudioso não só da arte como também da historia, ele buscava a renovação da arte brasileira, acreditava que devíamos fortalecer nossa individualidade tendo como base a nossa própria origem, ele possuía uma forte ligação com o Pará e buscou divulgar e valorizar a arte e cultura paraense. Foi em minha opinião um gênio da dedicação, inteligente, organizado e inovador. Em 1977 pelo decreto assinado pelo governador do estado do Pará Aloysio Chaves foi anunciada a criação de uma nova galeria, pois o Pará necessitava de uma área maior para atender a demanda dos artistas e público, e no dia 15 de março de 1977 foi inaugurada a galeria Theodoro Braga uma Homenagem para um dos maiores artistas plásticos e literário de artes do Pará. E agora que li e descobri mais sobre