Estrategia do Oceano Azul
INTRODUÇÃO ao TCC
O presente trabalho tem como objetivo analisar, sob a ótica da administração geral e de projetos, a busca por novos mercados, segmentos inexplorados e nichos recentes que atraem milhares de investidores anualmente e que buscam encontrar formas de criar um mercado que, ao menos, passageiramente não venha a ter concorrência.
A pesquisa buscou aprofundar-se bastante em questões relevantes no mercado como um todo, no que concerne, especialmente, às empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, de modo a encontrar um outro caminho para o próprio crescimento.
Criar um novo ambiente que ainda não tenha sido disputado, traz a exclusividade e a possibilidade de desbravar o setor de atuação geral da empresa. Todavia, traz também a incerteza de resultados.
1.1 Questão da Pesquisa
Como e por que as empresas do ramo de assistências devem buscar, através da criatividade, inovação e da gestão de projetos, imersão em ambiente que não tenha concorrência?
1.2 Objetivo Geral
Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo estudar diversas empresas que utilizaram das inovações de ruptura e, sem medo de ousar, criaram novos mercados que foram disputados apenas entre si.
Será possível entender cases como o da APPLE, Cirque du Soleil através da abordagem relativa à forma como estas empresas se tornaram referência no que tange aos mercados inexplorados.
A partir disso, será possível concluir se a criação de novos mercados permeia de um manual de instruções, seguindo à risca algumas obrigatoriedades que já propiciaram o sucesso nos casos estudados.
Como é sabido, cada empresa existente se encaixa em um mercado distinto e cada mercado, por sua vez, adota uma estratégia muito diferente, ampla e holística. Merecem destaque empresas que, seguindo diversos padrões e tendências de sucesso, ousaram na inovação, na estratégia corporativa e na