Segurança
Vista superior da tíbia direita
A tíbia, mais conhecido como osso da canela, na anatomia humana, são ossos longos localizados entre os pés e os joelhos. Sua cabeça articula com o fêmur através de ligamentos em menisco, lateralmente com a fíbula e na extremidade inferior com os tarsos (ossos do pé).1
Nos vertebrados tetrápodes, é considerada "perna" apenas a parte das extremidades inferiores que fica abaixo do joelho. A tíbia está localizada na parte anterior da perna, formando o que é chamado popularmente de "canela".
No homem adulto, com uma média de 43cm, é o segundo maior osso do esqueleto, sendo o maior o fêmur com uma média de 50cm.2 A extremidade superior articula-se com a patela e o fêmur, formando o joelho; lateralmente, nas duas extremidades, articula-se com a fíbula e inferiormente com o tálus. Sua forma é prismóide, com um prolongamento em cima, onde entra no conjunto do joelho, no terço inferior. Nos homens, sua direção é vertical e paralela com o osso do lado oposto; já nas mulheres ele tem uma direção ligeiramente oblíqua para baixo e para o lado, para compensar a maior obliquidade do fêmur.
Nas aves, a tíbia e a fíbula encontram-se parcialmente fundidos.
A tíbia tem um corpo e duas extremidades.dição Menor - correção ortográfica[editar código-fonte]
Como a página de recepção é protegida, sugiro a correção ortográfica da palavra "projecto" localizada em "Normas de Conduta". Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a nova grafia é "projeto". Em caso de dúvidas, o Priberam pode ser consultado. Beatrice W. (discussão) 04h08min de 14 de março de 2012 (UTC)
Corrigir o quê e para quê? A redacção está uma salgalhada, misturando português do brasil com português europeu. Por exemplo, podemos ler no mesmo artigo "registar" (português europeu) e "registrar" (português do brasil). Por outro lado, é usado sempre o termo "usuário" e nunca o termo