Estrategia da producao
2.As estratégias de produção podem ser classificadas em quatro perspectivas:
Top-dowm: Quando a estratégia de produção sofre influências de cima para baixo e estas intereferem nessa estratégia de produção. Podem ser coisas como a Estratégia Corporativa ou decisões de diretoria, por exemplo.
Bottom-up: É a experiência diária ou a competência operacional que direcionam estratégias de produção (o quê sei fazer bem?).
Requisitos de mercado: Demandas do mercado levam a ajustes na estratégia da operação. Podem ser necessidades dos clientes, ações dos fornecedores ou influências do momento que produto vive (ciclo de vida).
Recursos da operação: Características internas dos recursos produtivos impõem limitações ou oferecem melhores condições para a operação (ex.: incapacidade de investimentos ou possibilidade de melhorias em função de máquinas novas).
Nenhuma dessas quatro perspectivas sozinhas dá-nos uma visão geral do que seja a estratégia de produção.
Juntas, no entanto, elas fornecem uma idéia das pressões em jogo para formar o conteúdo da estratégia da produção.
3. A estratégia corporativa apresenta como conteúdo decisões abrangentes sobre em que tipos de negócios o grupo deseja investir, em que partes do mundo o grupo deseja operar, como alocar seu dinheiro entre seus vários negócios, como a definição das fronteiras da corporação (decisões sobre o escopo),o direcionamento das decisões da corporação para os relacionamentos entre as unidades de negócio ,a determinação dos