Estrat Gia Em Pequenas Empresas
Muitas teorias estudaram o comportamento organizacional segundo Miles e Snow (1978), no entanto nenhuma delas, conforme os autores podem contemplar todas as formas de comportamento encontradas nas organizações. Este fato ocorre porque as organizações são muito diversificadas, mutáveis e complexas. Tipologia de Miles e Snow tem como modelo para percepção da Estratégia competitiva adotada pelos dirigentes e seus comportamentos dentro das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras. Dado o caráter essencialmente importante a sobrevivência da empresa as atitudes efetuadas pelos empresários, buscaremos estudar a taxonomia de estratégias genéricas propostas por este modelo, compreendendo que as empresas adotam um comportamento estratégico relativamente estável na busca de uma similaridade com as condições do ambiente externo percebidas pelo empresário.
Miles e Snow (1978) desenvolveram modelos estratégicos com o propósito da adaptação da organização ao seu ambiente. Esse modelo focaliza o processo de adaptação organizacional, expresso através da inter-relação entre estratégia, estrutura e processos. Dois elementos básicos compõem o modelo: uma abordagem geral do processo de adaptação, especificando as principais linhas de decisão que uma empresa deve tomar de forma a se manter alinhada e ajustada ao seu ambiente e uma tipologia organizacional, retratando os diferentes padrões de comportamento adaptativo utilizados pelas empresas. Sua tipologia classifica as unidades de negócio em quatro categorias: Prospectores, defensores, analisadores e reativos. Conforme o Quadro a seguir:
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO
Prospector
As empresas buscam as oportunidades no mercado experimentando respostas às tendências do ambiente. Criam incertezas e mudanças as quais os concorrentes devem responder
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO
Analítico
Operam em dois tipos de domínios produto-mercado. Os estrategistas