Portf Lio De Soc E Cult RA 1400844 Semana 6
487 palavras
2 páginas
Portfólio de Sociedade e Cultura – Semana 6Emanuel A V Padovan RA 1400844
Democracia: um antigo amigo que nunca envelhece na sociedade.
Desde a Grécia Antiga esse tema ronda as sociedades. Criada pelo proposito
(ou não) de dar ao povo a ativa nos assuntos da sociedade, contrabalanceando com a limitação imposta a quem governasse. A democracia (demagogicamente também)
Grega conduzia à assembleia todo cidadão evitando ao máximo a burocracia. Assim, reuniam-se em praça pública, e tomavam decisões conjuntas. Mar de rosas? Não. Pois se você não fosse homem com mais de 20 anos, liberto (não escravo) e nativo, você não era um cidadão. Ou seja, Demagogia.
Como o Ditado diz a Grécia nos ensinou o: “Faça o que eu digo mas não faço como eu faço”.
Assim desde 1988, na constituinte o Brasil traça o caminho perpetuado pela
Grécia antiga, onde somos legalmente declarados iguais e todos têm o direito de expor e discutir opiniões em público. Mas, em meados do Século passado vivenciamos uma processo de bloqueio dessa livre expressão, o período ditatorial, que limou vidas, e que mudou o percurso da historia brasileira.
Ainda na construção histórica da democracia temos as grandes revoluções dos séculos XV a XVIII na Europa e América. No qual a população de trabalhadores começou a pleitear voz em meio a nobreza. As principais foram: a revolução inglesa, a revolução norte-americana e a revolução francesa (sendo a última a que mais rege os termos da atual democracia: “liberdade, igualdade e fraternidade).
Outro fator importante que nos dias de hoje balança todos os efeitos democráticos, aproximando e afastando a população dos mesmos é o Capitalismo. Com o capitalismo, a classe dos trabalhadores (camada abaixo a da “burguesia”) começa a reivindicar os direitos políticos e, com o voto em punhos, questiona o direito a saúde, educação e emprego (ainda que no Brasil a cobrança seja mais midiática do que social).
E nesse processo aproximamos do real teor democrático, onde todos tem direito a