Estorias de quem gosta de ensinar
A Psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor, intelectual, afetivo-emocional e social . Para criar-se comparativos, acompanha-se desde o nascimento até a idade adulta dos indivíduos.
Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia, construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamento de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta, como mencionado anteriormente. Dentre essas teorias, destaca-se a do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget.
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental (uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais) e ao crescimento orgânico. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida, enquanto outras estruturas são substituídas a cada nova fase da vida do indivíduo.
Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.
Finalmente, estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado pela interação de vários fatores:
Hereditariedade - a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se.
Crescimento orgânico - refere-se ao aspecto físico.
Maturação neurofisiológica - é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio - o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.
O Desenvolvimento Humano aborda também quatro aspectos básicos. São eles:
Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício