Curso
No desenrolar da história do filme é bem presente a constituição da personalidade na vida dos integrantes do grupo A Onda. Também a formação da identidade sob a influência do meio social.
Os alunos tomaram o seu professor como base para adquirirem características próprias do novo grupo, como a disciplina, a ordem, o nacionalismo, a uniformidade. O professor propôs um trabalho grupal sobre a autarquia, forma de governo autônomo. Os alunos teriam que obedecer a um líder com suas próprias leis e pertencer a um mesmo patamar social. O interesse do professor era desenvolver a multiajuda entre os alunos.
Porém, a autarquia foi além da sala de aula. Formou-se um grupo fechado que levaram o personagem ditatorial do professor como base e exemplo para formação de suas personalidades.
Percebemos que a identidade do homem sofre grande influêrncia das pessoas que estão em seu meio. Sitemos o exemplo de Tommy, antes do grupo via-se como fraco, incapaz e não aceito. Após a adesão surgiu um novo Tommy, agora era forte, destemido e aceito, mas a obseção pela ideologia do grupo o levou a morte.
O meio social é muito importante na formação da personalidade e identidade da pessoa. Muito além do novo grupo, aqueles jovens já vinham influenciados pelo ambiente de amigos, escolar e principalmente familiar. Alguns alunos como Tommy aderiram plenamente ao grupo, faltava uma base sólida familiar. Não ter referência é aderir as mais gritantes, mesmo que essas sejam apenas personagem, como o professor. Diferente de Karo, garota madura, com expectativa de um futuro e com princípios fortes em sua identidade que a impediram de perder sua identidade diante do grupo.
Portanto, é visto que é possível surgir regimes ditatoriais na atualidade, devido à deficiência na constituição social e familiar na vida dos