Estimativa de Reservas
(VWLPDWLYDV GH 5HVHUYDV
As estimativas de reservas desempenham um papel fundamental para as empresas de exploração e produção de óleo e gás. É com base nelas que as empresas fazem seus planejamentos estratégicos e tomam decisões quanto a implantação de projetos exploratórios e de produção. Os investimentos necessários para a implantação bem como os custos de manter o projeto em operação devem ser pagos com a comercialização dos fluidos a serem produzidos.
Denomina-se estimativa de reservas o cálculo dos volumes de fluidos que
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0116493/CA
podem ser retirados dos reservatórios até que eles sejam abandonados. As estimativas de reservas são feitas na descoberta do reservatório e revistas ao longo de toda sua vida útil.
Para fazer as estimativas, utilizam-se diversas formas de cálculo, que serão apresentadas mais adiante neste capítulo. As estimativas podem ser feitas por meio de duas abordagens, a determinística e/ou probabilística. Atualmente, as companhias têm utilizado a abordagem determinística, entretanto há uma tendência para o uso da abordagem probabilística no futuro.
Antes de tratar de estimativas de reservas propriamente dita, faz-se necessária uma breve abordagem de alguns termos intimamente ligados a estimativa de modo a facilitar o entendimento.
5HVHUYDV GH ÏOHR H *iV
As reservas são definidas como recursos descobertos de óleo e gás comercialmente recuperáveis a partir de uma determinada data. As reservas podem ser divididas em três categorias conforme o grau de incerteza: reservas provadas, prováveis e possíveis. (ANP, 2000)
22
5HVHUYDV GHVHQYROYLGDV H QmR GHVHQYROYLGDV
As reservas podem ser classificadas quanto ao estágio de desenvolvimento em desenvolvidas e não desenvolvidas.
As UHVHUYDV GHVHQYROYLGDV são aquelas que podem ser recuperadas de poços existentes e quando os equipamentos necessários para a produção já estejam instalados. (ANP, 2000 e Zainul et.