Estilística
ESTILÍSTICA
Diferentemente da Gramática Normativa, que é rígida por excelência, a Estilística apresenta ao falante variados matizes de construção, visando a maior expressividade e beleza. Pode-se dizer que ela é o estudo dessa expressividade, ora situada no fonema, ora na significação da palavra, ora na disposição da frase. Por isso, podemos falar de estilística fônica, semântica ou sintática.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Figuras de palavras (ou tropos) : uso do sentido figurado, ou conotação
1- Comparação: quando se estabelece aproximação entre dois elementos que se identificam, ligados por nexos comparativos explícitos.
Ex.:” E flutuou no ar como se fosse um príncipe./ E se acabou no chão feito um pacote bêbado.” Chico Buarque
2- Metáfora: substituição de uma palavra por outra com base em uma semelhança; é uma comparação sem conjunção comparativa:
Ex.: Ela é um taco de sinuca. (metáfora) Ela é como um taco de sinuca. (comparação)
Obs.: Nem sempre é fácil perceber a comparação implícita. È o que ocorre no verso “Fecha-se a pálpebra do dia.” (Dia não tem pálpebra, e sim os seres vivos. Da mesma maneira que escurece quando se fecham os olhos, escurece quando morre o dia.)
• Com o conectivo, temos comparação ou símile.
Ex.: Ele é forte como um touro.
3- Catacrese: È uma metáfora estratificada, que se usa não Poe criatividade, mas por não existir outra palavra que a substitua.
Ex.: folha de livro, dente de alho, céu da boca etc.
4- Metonímia: substituição de uma palavra por outra, baseada em proximidade, limitação ou extensão de sentido, relação de causa e efeito.
• O continente pelo conteúdo: Bebemos uma xícara de café. (o conteúdo de uma xícara) A cidade estava feliz. ( os moradores da cidade estavam felizes)
• A causa pelo efeito: Sou alérgico a cigarro (Sou alérgico à fumaça do