ESTILISTICA
Introdução 4
Desenvolvimento
Estilística 5
Harmonia 5
Repetição 5
Aliteração 6
Rima 6
Cognatismo 7
Palavas 7
Redundância 8
Translineação 8
Palavras obscenas 8
Divisão silábica 9
Divisão de palavra com hífen 9
Emenda 10
Hiatismo 10
Cacofonia 10
Objetividade 11
Precisão 11
Concisão 11
Clareza 11
Emprego do síndetos 12
Nível de linguagem 12
Conclusão 13
Referências 14
INTRODUÇÃO O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar a Estilística e alguns dos seus pontos que visam contribuir para a qualidade na produção de textos. Para melhor compreensão foram elaborados exemplos de cada ponto discutido.
Estilística
Definição
A Estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua.
Harmonia
A harmonia consiste no "ajustamento harmônico das palavras na frase e das frases no período". Embora, na redação técnica, se dá preferência a ordem direta, as palavras e frases devem ser combinadas e dispostas harmonicamente, de modo que a leitura do texto resulte agradável, o que muito contribuirá para predispor favoravelmente o leitor para aquilo que se lhe propõe.
Exemplo de Harmonia
A água da piscina é tão azul que combina perfeitamente com o dia lindo que está lá fora. As crianças brindam a vida dentro da piscina e os pássaros também brindam, vendo tudo lá de cima. Pássaros coloridos, uma explosão de cores em um corpo só.
Repetição
A repetição de palavras, expressões ou frases representa um dos recursos mais expressivos da linguagem para realçar as idéias.
É um recurso que remonta ao período barroco, e muito utilizado em textos poéticos e é estudado pela retórica, que se esmerou em sua subclassificação: