Estilística
•
A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social.
•
Dentre os fatores que a ela se relacionam destacam-se os níveis da fala, que são basicamente dois: A Formalidade e A Informalidade. Sendo que o padrão formal está diretamente ligado à linguagem escrita e o nível informal representa o estilo da fala. No padrão informal da linguagem, estão as chamadas variedades linguísticas, as quais representam as variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.
•
A Estilística léxica estuda os processos de expressão das palavras ligados aos seus aspectos semânticos e morfológicos aliados ao nível sintático e suas formas de uso, a combinação de palavras de acordo com as regras da língua. Assim, não é possível ter uma perfeita definição de uma palavra analisando-a isoladamente, como é comum em dicionários; é preciso inseri-la em um contexto para reconhecer seu real significado, além de estar aberto para eventuais mudanças semânticas de acordo com o enunciado, visto que apenas a alteração de sua posição na frase pode mudar o sentido da mesma.
•
É importante ressaltar que, ao basear a análise sobre a gramática, corre-se o risco de se atribuir um valor estilístico permanente, sem se considerar o contexto, a um elemento linguístico que alguma vez esteve relacionado a um fato de estilo. Os superlativos, por exemplo, são tidos como expressivos. Entretanto, num contexto saturado de superlativos, é a forma simples do adjetivo que será expressiva.
•
O objeto de estudo da Estilística da palavra ou léxica é a expressividade obtida com as palavras, seja por sua flexão, seja por sua formação, seja por sua classificação, seja pelo seu significado no contexto.