Estilos de liderança
O líder tem como finalidade coordenar um grupo de pessoas para que desempenhem bem seu papel e consigam alcançar as metas estabelecidas pela empresa.
O artigo foi desenvolvido pelos autores Marcelo de Freitas, Leandro Sousa, Eldir Scarpim e Carina Medina.
1. Introdução
Os seres humanos, desde a antiguidade, possuem uma característica peculiar e inerente a sua natureza: a reunião em grupos sociais. Com a formação desses grupos torna-se necessário a sua organização para a definição de metas e resolução de problemas. No entanto a sobrevivência e o progresso alcançado por uma sociedade estão diretamente ligados à capacidade do líder escolhido em conduzir e orientar a superação de desafios, alcançando interesses e suprindo as necessidades do grupo.
Segundo Lakatos e Marconi (2006, p. 88) "A cooperação é um tipo particular de processo social em que dois ou mais indivíduos ou grupos atuam em conjunto para a consecução de um objetivo comum". A referida temática torna-se oportuna pela necessidade de estudos no âmbito das empresas do setor sucroenergético, principalmente pela carência de pesquisas em um setor que se encontra atualmente com forte expansão regional e estadual.
O presente artigo apresenta conceitos sobre teorias de liderança e motivacionais. Aplicando pesquisa de campo na usina Clealco Açúcar e Álcool S/A, na cidade de Clementina, estado de São Paulo demonstra-se o perfil do colaborador, as relações interpessoais entre líderes e liderados, a eficácia da comunicação interna, o estilo de liderança adotado na empresa, a contribuição da liderança para a empresa, entre outras questões.
Como problema de pesquisa pergunta-se: Qual o estilo de liderança que melhor se adapta ao departamento administrativo de uma usina de açúcar, álcool e energia (sucroenergético)? Utilizou-se para a realização desse estudo exploratório e estudo de caso, pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo, a técnica de amostragem aleatória.
A valorização do