Estilos de Liderança
A liderança é um dos papeis do administrador que está intimamente relacionada com a direção e a motivação dos membros organizacionais. No contexto da administração pode ser definida como o processo social de dirigir e influenciar comportamento dos membros da organização, levando-os à realização de determinados objetivos, destacando-se três elementos: pessoas; poder; e influencia. Segundo pesquisadores da Universidade de Iowa podemos identificar três estilos de liderança:
Líder Autocrático: tem com característica a centralização da autoridade e do processo de tomada de decisão por determinação autoritária da forme e dos métodos de trabalho e pela baixa participação dos funcionários. Este líder toma a decisão e apenas anuncia aos membros da organização;
Líder Democrático: distingue-se pela participação e envolvimento dos funcionários no processo de tomada de decisão, pela delegação da autoridade e pela decisão em conjunto da forma e dos métodos de trabalho. Este estilo pode ser consultivo (o líder escuta a opinião dos membros, mas toma a decisão) ou participativo (permite a participação no próprio processo de toma de decisão). Geralmente este líder apresenta uma decisão provisória sujeita a mudanças;
Líder Laissez-faire: evidencia-se pela total liberdade dada aos funcionários para decidir e executar o trabalho da forma como acharem correto. A única função do líder é responder às duvidas e disponibilizar os recursos necessários. Este líder da liberdade aos funcionários para atuarem dentro dos limites.
Segundo os pesquisadores o estilo laissez-faire se mostra ineficaz em todas as situações se comparado aos outros dois estilos de liderança. Outra conclusão é os lideres autocráticos e democráticos realizam a mesma quantidade de trabalho, porém os democráticos conseguiam maior satisfação e qualidade no trabalho.
Por fim conclui-se que o administrador deve levar em conta três