objetivo trabalho experimental
3.1 Descrição do Sujeito Experimental
Rato albino, macho, da raça Wistar, ingênuo, pesando aproximadamente 150g, com um mês e meio de idade, proveniente do laboratório UNILAB. O sujeito vive em gaiolas, aos pares, com ração à vontade e privado de água durante aproximadamente 50 horas antes das sessões experimentais de modelagem, fortalecimento, extinção e remodelagem.
3.2 Equipamento e Materiais
Caixa Experimental de Skinner – uma caixa de alumínio, com grades na parte inferior para a coleta de dejetos, frente de vidro para a visualização do sujeito, cumbuca de água com acesso ao bebedouro e a barra que aciona o bebedouro.
Painel de Controle – uma caixa de madeira com botão liga/desliga, botões de condicionamentos luminosos e elétricos (não utilizados nesses experimentos), cronômetro onde se utiliza a chave em segundos e minutos, contador de reforço e contador de pressão à barra, chave de operação manual e automática.
Folhas de Registro para observação de nível operante, modelagem, fortalecimento, extinção e remodelagem. Caixa de Transporte com grades para evitar a fuga do sujeito e qualquer dano ao aluno/sujeito.
Outros materiais como lápis, borracha e caneta. Luvas para proteção do aluno ao transportar o sujeito. Jaleco manga longa - padrão para uso em laboratório.
3.3 Procedimento
Ao entrar no laboratório no horário pré-estabelecido, os experimentadores devem: guardar o material, vestir o jaleco (obrigatório para aulas em laboratório), lavar as mãos, colocar um papel embaixo da grade da caixa experimental, ligar a caixa, preencher o cabeçalho da folha de registro utilizada em cada sessão. Uma pessoa da dupla deverá transportar o sujeito experimental que aguarda na sala ao lado já na caixa de transporte disponibilizada pelo monitor da disciplina (aluno do último ano do curso de Psicologia). O sujeito é colocado na caixa experimental, a dupla zera o cronômetro e inicia a sessão, fazendo o registro dos comportamentos do