como fazer um relatorio
Um relatório científico serve para comunicar os resultados finais e de um trabalho laboratorial de investigação, de estudo, de pesquisa, etc. Deverá ser um relato completo que possa permitir a qualquer pessoa que o leia adquirir uma visão global do estudo efetuado, proporcionando uma consulta fácil e fornecendo de modo objetivo a informação mais relevante.
Seguidamente traçam-se as linhas gerais às quais deverá obedecer um relatório científico.
1. Capa
2. Índice
3. Introdução
4. Procedimento experimental
5. Resultados
6. Conclusão
7. Bibliografia
1. Capa A elaboração do relatório deve passar por um esboço (planeamento da informação) e, quase sempre, por alguns rascunhos. A apresentação gráfica deve ser cuidada. O relatório deve ter uma capa, onde deve constar o nome da escola, o título do trabalho, a identificação dos autores (nome, número e turma) e as datas de execução do trabalho experimental e de entrega do relatório. O título deve dar uma indicação clara do assunto tratado explicitando o problema resolvido. A linguagem deve ser cuidada e cientificamente correta. No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal (fez-se, concluiu-se, mediu-se), plural (fizemos, concluímos, medimos) ou narrativo (o autor fez o, o autor concluiu, mediu). A utilização do tempo verbal passado justifica-se por se estar a relatar acontecimentos já ocorridos. Se o relatório for pequeno, pode dispensar uma encadernação.
2. Índice
3. Introdução A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental. Pode indicar alguma informação acerca do tema em estudo, nomeadamente, parâmetros com as quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previsões, ou seja, os resultados que se esperam obter. Deverá ainda indicar de modo claro e breve quais são os objetivos do trabalho (o propósito), ou seja, qual é o problema a ser resolvido.