escola classica inglesa
O presente trabalho com o tema ‘‘As Correntes Teóricas que Acompanham a Evolução da Economia Mundo’’, traz uma abordagem sobre a função das teorias, acompanhando a evolução da economia, analisando também o pensamento económico de vários autores, em contexto geral e particularmente na Escola Clássica Inglesa no período compreendido entre o século XVIII a XIX.
A Escola Clássica Inglesa, teve a sua génese com a publicação da obra “Uma Investigação sobre a Natureza e Causas da Riqueza das Nações”. Onde Adam Smith procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava do trabalho dos indivíduos e se seguindo seus interesses particulares, promoviam no conjunto a ordem e o progresso das nações.
O trabalho resultou de uma pesquisa bibliográfica e virtual, feita pelo grupo, a fim de perceber os objectivos da formação da Escola Clássica Inglesa e função das teorias económicas para o desenvolvimento do liberalismo económico.
Este trabalho, tem uma importância relevante pois permite entender as teorias económicas concebidas por autores como Adam Smith, David Ricardo, Thomas Robert Malthus, Jean Baptista Say e John Stuart Mill no que tange o pensamento económico daquela época que se faz sentir ate aos dias de hoje.
O trabalho é composto por quatro capítulos, onde o primeiro compreende a introdução, o segundo debruça-se sobre a escola Clássica Inglesa, o terceiro trata das diversas teorias económicas concebidas por vários pensadores da economia e o quarto a conclusão e a bibliografia.
Para a sua produção fez-se a combinação dos métodos de acordo com as circunstâncias, partindo do método indutivo.
2. Objectivos
2.1. Objectivo Geral
Analisar as teorias do pensamento económico concebidas pela Escola Clássica Inglesa.
2.2. Objectivos Específicos
Identificar as correntes teóricas defendidas pela Escola Clássica Inglesa;
Compreender o pensamento económico da Escola Clássica.
Problematização
Um país para poder se desenvolver, há necessidade