queda livre
Física e Química A
Elaboração de um Relatório Experimental
O relatório experimental é um documento efetuado após a realização de uma atividade experimental e que tem por objetivo compilar todo o trabalho que envolve o estudo, desde o trabalho de preparação da experiência, a execução da atividade e o tratamento efetuado com os resultados finalizada a atividade no laboratório. A realização de um relatório experimental tem ainda como finalidade permitir que indivíduos que não participaram no trabalho experimental tenham acesso a toda informação associado ao estudo efetuado, e com a leitura do relatório qualquer indivíduo deverá poder repetir o trabalho experimental nas mesmas circunstâncias que os autores do relatório. Os traços gerais que definem a estrutura do relatório são apresentados em seguida, cabendo a cada autor personalizar o seu relatório, tendo o cuidado de não se afastar destas diretrizes.
0. Capa
Na capa do relatório deverão constar as seguintes informações: Identificação da Escola,
Identificação da Disciplina, Identificação dos Autores, Título do Trabalho, Data de Execução do Trabalho e Data de Entrega do Relatório, sendo a estrutura da capa da responsabilidade do autor.
1. Objetivo
O objetivo consiste num pequeno parágrafo (cerca de 2 ou 3 linhas) no qual se descreve o que se pretende fazer com a realização do trabalho.
2. Fundamentação Teórica (ou Introdução Teórica)
A fundamentação teórica consiste na referência e explicação dos conceitos teóricos que servem de base para a execução do trabalho experimental.
3. Material/Equipamento/Reagentes Utilizados
Neste ponto deverá constar a lista do material, Equipamento e/ou Reagentes utilizados para a execução do trabalho, assim como as suas características mais importantes.
Material de Medida: Obrigatoriamente deverá constatar o nome, alcance, sensibilidade, grandeza medida e unidade da grandeza, e outras características que considere