Estilo de Liderança
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - ESCOLA DE NEGÓCIOS
ESTILOS DE LIDERANÇA
CURITIBA
2010
ESTILOS DE LIDERANÇA
Trabalho apresentado como requisito parcial à nota da disciplina de Fundamentos de Administração, apresentado ao Curso de Administração de Empresas das Faculdades Integradas do Brasil – Unibrasil
Orientador: Prof. Me. Jorge Luiz Marcondes.
CURITIBA
2010
SUMÁRIO
1. Introdução
A atual realidade econômica no mundo globalizado, o incremento de novas tecnologias e as mudanças contínuas, alertam para grandes transformações no ambiente empresarial, onde as organizações são envolvidas pela volubilidade e forte competitividade, amostras dos desafios a serem enfrentados pelas empresas e seus gestores. Os novos tempos se apresentam para o mundo dos negócios de forma turbulenta, porém desafiadora, onde organizações buscam adaptar-se às mudanças contínuas, às novas tecnologias, a gama e velocidade com que as informações se apresentam.
As empresas cada vez mais estão voltando suas atenções para o modo de gerenciar, buscando novos e eficazes gerentes, tendo em vista que os mesmos exercem um grande impacto sobre a organização, cada qual com seu, comportamento, habilidades e escopo utilizando-se de suas estratégias de comando que é muito própria de cada um.
2. desenvolvimento
Segundo a autora Patricia Pitcher, os estilos de gerência podem se enquadrar de três maneiras: artistas, artesãos e tecnocratas cada qual com seu método de trabalho muito peculiar de gerir.
a) Tecnocrata é o estilo mais durão, rigoroso, controlador, sério, analítico, sempre tem um plano, utiliza tabelas e gráficos, ao tempo adora a sabedoria convencional e procura substituir homens maus por homens sérios faz com que os seus subordinados se sintam seguros e tranqüilizados no que diz a respeito da