estigma
a) Quais eram esses setores?
Subdividido em setores, o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek era marcado por investimentos em estradas, em siderúrgicas, em usinas hidrelétricas, na marinha mercante e pela construção de Brasília e baseava-se em “30 metas”, divididas em: Setores da energia ,Setores do transporte, Setores da alimentação Setor da indústria de base, Setor da educação.
1. Energia - energia elétrica, energia nuclear, carvão mineral e petróleo.
2. Transporte - ferroviário (re-aparelhamento e construção), rodoviário (pavimentação e construção), serviços portuários, serviços de drenagem, marinha mercante e transporte aeroviário.
3. Alimentação - trigo, silos, armazéns frigoríficos, matadouros industriais, mecanização da agricultura e fertilizantes.
4. Indústria de base - siderurgia, alumínio, metais não-ferrosos, cimento, álcalis, celulose e papel, borracha, exportação de minério de ferro, indústria automobilística, indústria de construção naval, indústria mecânica e de material elétrico pesado.
5. Educação - formação de pessoal técnico.
b) Quais deles ainda são problemas atuais do Brasil?
No meu ponto de vista a educação continua sendo um dos maiores problemas do Brasil é falta profissionais qualificados , falta de uma educação com qualidade. O Plano não se preocupava com a má distribuição da renda e não contemplava gastos "sociais" além de uma meta de treinamento e formação de pessoal técnico, e isso é um fato que ainda ocorre no Brasil. E carrega até hoje as dívidas externas.
2) O Plano de Metas (1956-1961) marcou uma importante transformação produtiva brasileira, visando a maior integração da estrutura industrial no País. Para sua montagem, foi fundamental a identificação de pontos de estrangulamento que