Percepção x Sensação
1) Qual a importância do estudo da percepção para a psicologia?
O estudo da percepção é de importância fundamental para a psicologia uma vez que o comportamento é consequência da recepção e resposta aos estímulos e a percepção consiste na forma pela qual o indivíduo interpreta (responde) a esses estímulos.
Em sendo o comportamento das pessoas baseado na interpretação que fazem da realidade, e não na realidade em si, é assertivo entender que a percepção é diferente para cada indivíduo, ou seja, cada pessoa percebe o mundo, o meio, as coisas, as pessoas e as situações, a partir de seu histórico de vivências passadas e de acordo com os aspectos que possuem importância especial para si própria.
E estudar a percepção oferece meios de compreensão do comportamento do indivíduo diante das circunstâncias.
2) Diferencie sensação e percepção, e dê exemplos.
Embora seja possível diferenciar a sensação (sentir) e a percepção (perceber), ambas estão intimamente relacionadas desempenhando funções diferentes, mas complementares, num processo único que é o da recepção e interpretação (resposta) de estímulos e informações.
Diante da noção do ser humano com processador de informações, o processamento das mesmas acontece em dois níveis:
a. O nível da sensação – a simples consciência dos componentes sensoriais e das dimensões da realidade. Um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos do sentido. É o mecanismo de recepção de informações e estímulos.
b. O nível da percepção – são as sensações acompanhadas dos significados que lhes atribuímos como produto de experiências vividas. Uma função cerebral que atribui significado as estímulos sensoriais, consistindo na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações recebidas pelos sentidos. É o mecanismo de interpretação, a respostas as informações e estímulos recebidos.