portugues
*TRABALHO DE AGRICULTURA.
SUBSTRATO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA PROGRESSÃO REALIZADA NO SETOR DA SILVICULTURA, NO COLÉGIO AGRICOLA DANIEL DE OLIVEIRA PAIVA, SOB SUPERVISÃO DO PROFESSOR BRAS NO PERIODO DE ABRIL Á JULHO DE 2011.
JULHO/2011
1. OS SUBSTRATOS PARA PLANTAS
Entende-se como “substrato para plantas” o meio em que se desenvolvem as raízes das plantas cultivadas fora do solo. Tem a função de prover suporte às plantas nele cultivadas, podendo ainda regular a disponibilidade de nutrientes e de água.
O solo mineral foi o primeiro material utilizado no cultivo em recipientes. Atualmente, a maior parte dos substratos é uma combinação de dois ou mais componentes, realizada para alcançar propriedades químicas e físicas adequadas às necessidades específicas de cada cultivo.
A turfa, solo orgânico proveniente de áreas inundadas, é o material mais utilizado para compor substratos nos Estados Unidos, Canadá, e na maior parte dos países da União Européia. O fato de as turfeiras serem habitat natural de espécies de plantas carnívoras e certos invertebrados , além de seu papel como “arquivo” arqueológico e como reservatório de carbono na forma orgânica, tem sido argumento de grupos de defesa ambiental da Grã-Bretanha, Alemanha e Itália em campanhas contra a sua exploração. As pressões ambientalistas nesses três países têm levado a uma substituição da turfa por compostos orgânicos, mas somente nos substratos destinados ao mercado amador. A substituição da turfa por cascas de árvores, pedra-pome, fibra de coco, argilas expandidas, perlita e lã-de-rocha por parte dos produtores profissionais na última década, somente ao desempenho superior desses materiais.
Outras matérias-primas também são consagradas no uso em misturas para compor substratos para plantas, como a casca de arroz (in natura,