relevancia
BACILOS: São bactérias em forma de bastonetes que causam, por exemplo, a tuberculose.
VÍRUS: Causam ao homem a gripe, hepatite, herpes (genital e labial), hidrofobia, AIDS e outras.
Estão sujeitos aos agentes biológicos os trabalhadores de hospitais, laboratórios, curtumes, tratamento de água e esgoto, açougue, frigoríficos, coletas de lixo, etc.
Riscos ergonômicos
O estudo dos agentes ergonômicos visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho.
As condições de trabalho relacionadas com a ergonomia incluem aspectos ligados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições do posto de trabalho e a própria organização do trabalho.
Na avaliação dos agentes ergonômicos a preocupação deve ser com as pessoas no ambiente de trabalho para atender às relações complexas entre trabalhadores, máquinas, demandas e método de trabalho.
O objetivo final de um estudo ergonômico deve ser o de projetar instalações de fábricas, escritórios, móveis, ferramentas, equipamentos e procedimentos de trabalho de forma que sejam compatíveis com as dimensões, capacidades, limitações e expectativas do ser humano.
Os locais de trabalho que não consideram os princípios ergonômicos em seus projetos são propensos a ocorrência de erros e acidentes, diminuindo a eficiência e a segurança da operação.
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Página 4 de 6
Página Anterior
1
2
3