educação física
Apostila de Citologia
Vera Andrade Vargas
2
CITOLOGIA, EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA
Citologia
O nascimento da CITOLOGIA pode ser considerado quando Robert Hooke, em
1663, colocou um pedaço de cortiça sob o microscópio e mostrou a seus colegas da Royal Society de Londres (Figura 1).
A
B
Figura 1: Em A, desenhos de cortes de cortiça, ao microscópio óptico, publicados por Hooke em 1665 em B o microscópio utilizado por Hoocke.
Hooke descreveu e ilustrou muitos objetos em sua publicação: a cabeça de um alfinete, muitos insetos pequenos e suas partes, penas, “enguias” [nematódeos] do vinagre, partes de muitas plantas, cabelo, bolores, papel, madeira petrificada, escamas de peixe, seda, areia, flocos de neve, urina, e, é claro, aquele pedaço de cortiça. Embriologia
Literalmente, significa o estudo do embrião que vai da terceira até a oitava semana, no entanto a embriologia estuda o desenvolvimento do embrião e do feto. Histologia
A palavra histologia “histos” significa tecido e “logos” significa estudo ou ciência – estudo dos tecidos. No entanto esta definição de histologia não nos dá informações, pois a palavra “tecido” não nos dá uma idéia deste termo em relação a animais. Essa palavra deriva do francês “tissu” que significa trama ou textura.
Um anatomista francês Bichat (1771-1802), quando dissecava cadáveres observou várias camadas e estruturas que possuíam tramas diferentes e idealizou uma classificação destes componentes do corpo baseado em suas diferenças teciduais. Com o uso do microscópio, ficou demonstrado que a idéia de que o corpo é formado de tecido estava correta, porém dos vinte ou mais tipos de tecidos descritos por Bichat, na realidade existem apenas quatro tecidos básicos, sendo que estes são divididos em vários subtipos.
3
Relações com outras áreas da ciência
-
-
-
Fisiologia: a fisiologia é o estudo das funções e a histologia é o