Estetica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Margis (2003), o estresse pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo. No ambiente de trabalho, os fatores estressores presentes fazem com que situações de estresse seja mais intensificado. Sabe-se que o estresse é um sentimento natural. Em pequenas porções, o estresse pode ajudar as pessoas a serem mais produtivas. O estresse não mostrar-se em todas as pessoas do mesmo modo, apresentando vários níveis de intensidade, suas causas são desconhecidas. Deste modo, o estudo apresentado abordará sobre o tema estresse, conceitos, fases do estresse e tipos de tratamento. Com a finalidade de relacionar a teoria vista e assimilada, com o cotidiano dos profissionais desta área de atuação.
2 DESENVOLVIMENTO
O estresse pode ser definido de diversas vertentes. Para Adura (2002, p.80) o stress “é um conjunto de reações às agressões de ordens físicas, psíquicas, infecciosas e outras, capazes de perturbar-lhe a homeostase. Pode estar presente em várias situações de nossas vidas, tais como nas atividades esportivas, nos exames vestibulares”.
Segundo Lipp (1996):
Stress é definido como uma reação do organismo, com componentes físicos e /ou psicológicos, causada pelas alterações psicofissiológicas que ocorrem quando a pessoa se confronta com uma situação que, de um modo ou de outro, a irrite, amedronte, existe, ou confunda, ou mesmo que a faça imensamente feliz. (LIPP, 1996, p.20).
Conforme estudos, a reação ao estresse é uma atitude biológica indispensável para a adaptação à