estetica
Ana Lucia Medrano
Andressa Alves Tanaka
Sara Trigueiro
Valnice Tonzar
Ji-Paraná 2012
Ana Lucia Medrano
Andressa Alves Tanaka
Sara Trigueiro
Valnice Tonzar
Título do trabalho: Anemia Falciforme
Trabalho apresentado com exigências da disciplina Nutrição Dietética, ministrada pela professora Barbara Gobetti, do Centro de Ensino Técnico.
Ji-Paraná 2012
Introdução
Nosso objetivo foi revisar as alterações imunológicas em pacientes com anemia falciforme, englobando as causas da maior susceptibilidade às infecções e o papel das moléculas de adesão, citosinas e inflamação sobre a aderência anormal das hemácias falciformes ao endotélio vascular.
O que é a Anemia Falciforme?
Anemia falciforme é uma expressão que engloba um grupo de doenças de sangue hereditárias caracterizadas por os glóbulos vermelhos conterem hemoglobina S, um tipo anormal de hemoglobina (o pigmento que contem ferro e transporta o oxigênio através do corpo). O nome da anemia falciforme deriva da forma anormal, em foice dos glóbulos vermelhos, que também são facilmente destruídos.
A anemia falciforme ocorre em quase todos os grupos raciais e étnicos, mas é mais freqüente entre indivíduos de origem africana.
O que leva à Anemia Falciforme?
Sendo uma doença de caráter hereditário, para sofrer desta doença, uma criança terá de herdar o gene de ambos os progenitores. Aqueles que herdam apenas um gene tornam-se somente portadores e podem transmiti-lo à geração seguinte.
Embora uma pessoa que contenha este gene possa ter glóbulos deformados, geralmente não tem sintomas. Porém se viajar para altitudes elevadas, pode precipitar os