Agronomo
PROFESSORA: DANIELLE FABIANE
RESUMO 3: GEOLOGIA
FORMAÇÃO DA TERRA:
A Terra pode ser comparada a um organismo vivo, pois ela está em constante transformação, tanto em seu interior quanto na superfície.
1. TEORIA DA FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DA TERRA:
1.1 A 4,6 bilhões de anos houve a explosão de uma supernova (Sol);
1.2 A poeira cósmica e os gases originados da explosão se uniram e deram origem aos planetas;
1.3 Inicialmente a temperatura da Terra era muito elevada, a radioatividade das rochas fez com que os seus elementos se derretessem;
1.4 Ferro e níquel migraram para o centro do planeta e formaram o núcleo;
1.5 Há aproximadamente 4 bilhões de anos após esse estagio, a Terra começa a perder energia e conseqüentemente o calor, dando origem a primeira crosta terrestre flutuando em meio ao material fundido.
1.6 Com o passar do tempo, a crosta se tornou mais espessa, os vulcões entraram em erupção e começaram a emitir gases, que formaram a atmosfera. Vapores de água se condensaram formando os oceanos.
Algumas mudanças de origem natural podem ser facilmente percebidas como os terremotos e as erupções vulcânicas. Outras como a formação das grandes cadeias montanhosas (orogênese) ou ainda o afastamento das placas ocorrem num período tão longo que o tempo humano não consegue percebê-lo. Por isso, em geologia, falamos sempre em um TEMPO GEOLÓGICO, que é medido através de milhões de anos.
ESCALA GEOLÓGICA DO TEMPO
Figura 01 – Escala de tempo geológico (seg. Gradstein & Ogg, 1.996 in: Fairchild et.al.,2000).
NOME DOS PERÍODOS: ao identificar a origem das palavras de alguns períodos e Eras geológicas auxiliam na compreensão de certos eventos.
Todas as eras ou períodos com a terminação ZOICO estão relacionados à vida.
O prefixo PALEO relativo a “antigo”. MESO, “meio” e CENO “novo”.
TIPOS DE ROCHA
1. ROCHAS MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS
São rochas provenientes da solidificação da matéria incandescente que estava na