estetica
1.ALUNAS DO CURSO DE ESTÉTICA :OLIVEIRA R¹.B². , ALVES B¹. , CHAMBELLA H¹. , ARAÚJO M¹. , UNIVERSO JF
2.PROFESSOR:DAMASCENO V¹. O². ,DISCIPLINA PROJETO INTERDISCIPLINAR
3.PROFESSOR ORIENTADOR: DAMASCENO V¹. O². , DISCIPLINA PROJETO INTERDISCIPLINAR
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento é um processo normal, individual e gradativo, que caracteriza uma etapa da vida onde ocorrem modificações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas em consequência da ação do tempo. É uma fase onde ocorrem manifestações somáticas no ciclo natural da vida, pois se caracteriza pela perda progressiva da capacidade de adaptação e de reserva do organismo diante das mudanças que irão influenciar de maneira decisiva na vida do idoso . (RODRIGUES;DIOGO, 2000).
Embora a grande maioria dos idosos seja portadora de, pelo menos, uma doença crônica , nem todos ficam limitados por essas doenças, e muitos levam vida perfeitamente normal, com as suas enfermidades controladas e expressa satisfação na vida.Um idoso com uma ou mais doenças crônicas pode ser considerado um idoso saudável, se comparado com um idoso com as mesmas doenças , porém sem controle destas , com seqüelas decorrentes e incapacidades associadas. Assim, o conceito clássico de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra-se inadequado para descrever o universo de saúde dos idosos, já que a ausência de doenças é privilégio de poucos, e o completo bem-estar pode ser atingido por muitos, independentemente da presença ou não de doenças.
Na verdade, o que está em jogo na velhice é a autonomia, ou seja, a capacidade de determinar e executar seus próprios desígnios. Qualquer pessoa que chegue aos oitenta anos capaz de gerir sua própria vida e determinar quando, onde e como se darão suas as atividades de lazer, convívio social e trabalho (produção em algum nível) certamente será considerada uma pessoa saudável. Pouco importa saber que essa mesma pessoa é hipertensa, diabética, cardíaca e que toma