A (des)articulação articular entre o 1.º e o 2.º ciclos do Ensino Básico.
Referencia Bibliográfica
Brites Marques, J. A. (2004). A (des)articulação articular entre o 1.º e o 2.º ciclos do Ensino Básico. In A. A.-M. J. Costa, Gestão Curricular: Percursos de Investigação. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Bibliografia Complementar
Serra, C. M. (2004). Currículo na Educação Pré-Escolar e Articulação Currícular com o 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora.
Serra, C., Costa, J., & Portugal, G. (2004). Da educação pré escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico: Desarticulação curricular num agrupamento vertical de escolar de escolas. In J. Costa, A. Andrade, A. Neto-Mendes, & N. (. Costa, Gestão Curricular: Percursos de Investigação (pp. 45-57). Aveiro: Univerisdade de Aveiro.
Problemática
“A problemática apresentada tem por base a investigação anteriormente realizada (Marques, 2002) cujo objetivo consistiu na identificação dos modos de articulação curricular entre o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, tendo por referência um Agrupamento de Escolas que se encontrava a implementar o Projeto de Gestão Flexível do Currículo”.(Marques, B.; Costa, J. 2004, p. 130).
A problemática assentou numa investigação anterior de um dos autores (Marques 2002) cujo objetivo seria identificar os modos de articulação curricular entre o 1º e 2º ciclos do ensino básico numa escola que na altura estava a implementar o projeto da gestão flexível do currículo.
Objetivos
“O objetivo da investigação consistiu, portanto, em descrever e analisar processos organizacionais e perceções dos vários intervenientes no sentido de indagar sobre a existência ou não de articulação curricular – considerada como ponto-chave para o sucesso desta mudança na gestão do currículo.” (Marques, B.; Costa, J. 2004, p. 139)
O trabalho acerca do qual se centra este texto tem como figura central a articulação curricular entre o 1º e 2º ciclo do ensino básico.
Metodologias
A metodologia aplicada é qualitativa inserida na tipologia da